NOSSA HISTÓRIA
Vale a pena saber!
Historicamente os batistas prezam educação formal. Em 1922, foi fundado o Colégio Taylor Egídio, em Salvador, pela senhora Laura Taylor e pelo Capitão Egídio Pereira de Almeida. Essa escola, a primeira Batista no Brasil, posteriormente foi transferida para a cidade de Jaguaquara.
Outras escolas de confissão evangélica Batista foram surgindo, e essa ideia da educação secular solidificando-se, para que a mente fosse aberta e horizontes avistados, direitos e deveres aprendidos, inclusive o conhecimento da verdade espiritual e o fácil manejo das Escrituras Sagradas.
Não há como negar que a influência histórica do Colégio Batista Mineiro e o seu legado às igrejas Batistas do estado forjaram em nós o desejo de promover a educação secular. Para isso, foram aproveitados os espaços dos prédios construídos para a Educação Cristã.
Buscando a direção do Pai das Luzes (Tiago 1:17), após estudos mais apurados e no exercício da fé, a Primeira Igreja Batista de Acesita – PIBA, decidiu, em plenário, abençoar a cidade de Timóteo com a abertura de uma escola confessional. Era o dia 21 de agosto de 1992 quando a primeira equipe de estudos de viabilidade foi instituída.
Sob a liderança do Pr Lélio Lopes da Silveira, mediante parecer do Grupo de Trabalho, formado por Jusnéia Luciana da Silva Reis, Mildred Madeleine Geralda e Silva Gonçalves, Eloísa Ribeiro Miranda, Gilda Olímpia da Silva Soares, Noelza Cordeiro Louzada e Carlos José Vasconcelos e Silva, em 18 de setembro de 1992, a PIBA referendava o funcionamento da Escola de Educação Infantil. Era o primeiro passo.
O espaço de uso religioso da igreja seria utilizado para a nova Escola Batista de Acesita, em lugar privilegiado, então chamado Centro-Acesita ou simplesmente Acesita, referência para o nome da escola. Hoje a região é denominada, geograficamente, de Centro-Norte.
A Escola Batista de Acesita - EBA iniciou suas atividades efetivamente no dia 08 de fevereiro de 1993, com 12 alunos.
A EBA é vinculada à Primeira Igreja Batista de Acesita, instituição responsável pela sua estrutura, administração e patrimônio, que designa anualmente uma equipe, denominada Junta Administrativa, para gerir seu funcionamento, conforme estatutos.
A instituição declara gratidão aos pais, alunos, professores, educadores, funcionários e administradores voluntários da Junta pela confiança e por contribuírem na construção da nossa história.
Olhamos ao redor e vemos que as crianças do passado, hoje são educadores, inclusive na própria escola, engenheiros, farmacêuticos, jovens empreendedores, médicos, enfermeiros, funcionários públicos, pais e mães dedicados. Isso nos deixa honrados e assim afirmamos que TEM VALIDO A PENA.
Por tudo, rendemos graças a Deus e glórias ao nome dAquele que é sobre tudo e todos.
- Texto por Pr. Lélio L. Silveira
A Visão: A Escola Batista de Acesita enquanto instituição educacional e confessional batista busca ser uma escola de referência em educação e prima pela formação do caráter cristão dos seus alunos.
Nossa Missão: Possibilitar o desenvolvimento pleno de seus alunos: intelectual, emocional, moral, afetivo, físico e espiritual.
Valores pregados:
- Disciplina
- Justiça
- Verdade
- Liberdade
- Responsabilidade
- Competência
- Coerência
- Família
- Amor à Pátria
- Amor a Deus
Somos uma escola confessional, comprometida com princípios cristãos, fundamentados na Bíblia, que é o maior documento existente sobre a história da igreja cristã e dos valores intrínsecos a ela.
A Escola Batista de Acesita é vinculada à Primeira Igreja Batista de Acesita, cujo atual presidente e titular é o Pr. Lélio L. Silveira.
Cremos, portanto, nos mesmos preceitos bíblicos contidos na Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira.